Avançar para o conteúdo principal

RVCC STC-EST-DR1 / CLC-EST-DR1

Olá a todos!

Ao começar a minha autobiografia, fiz uma pequena introdução, que transcrevo:

"Assim como uma árvore brota de uma semente e cresce rumo ao céu, assim também me revejo neste crescimento constante, tentando em cada experiência aprender a ser cada vez mais plena, cada vez melhor." 

Optei por fazer o meu trabalho utilizando como comparação, uma árvore.

" Venham comigo, vou levar-vos à árvore que sou... "

Optei por falar nas Raízes da árvore, que simbolizam onde nasci, a minha família, a minha infância.

" Acabei de nascer.. Estamos no ano de (referir o ano em que nasceram), a entrar no (referir a estação do ano, isto é Inverno, Verão, Primavera ou Outono), e acabo de ver a luz do sol. 
Os meus pais e o meu irmão ficaram felizes por me conhecer e chamaram-me de (escrever o nome completo). 

Nesta fase poderão optar por falar na vossa família, no pai, na mãe, nos irmãos ou de quem vos criou, com quem cresceram, quem vos deu educação, carinho e amor.

Podem falar na profissão dos vossos pais, como por exemplo:

"Os meus pais sempre foram pessoas honestas, responsáveis e trabalhadoras. 
Conquitaram aos poucos o seu património, e assim que tiveram oportunidade aumentaram o seu agregado familiar. 

O meu pai trabalhava na indústria, na fábrica (x). 

A profissão da minha mãe encantava-me, ela era fotógrafa e muitas vezes a ajudei neste trabalho, foi com ela que aprendi o ofício, ainda hoje a fotografia é um dos meus hobbies favoritos. "

Ao falar que aprendi o ofício da fotografia com a minha mãe, já estou a validar competências de STC-EST-DR1 (Sociedade Tecnologia e Ciências, Equipamentos Domésticos, DR1)  e Cultura, Língua e Comunicação.

Neste tema podem explorar a evolução da máquina fotográfica (rapidamente conseguem vários sites que explicam a evolução da máquina fotográfica.

"A máquina fotográfica sofreu uma grande evolução ao longo dos tempos, antes era pesada e enorme, não havia informação relativa à qualidade da fotografia, se ficou perfeita ou tremida, os clientes muitas vezes pagavam o trabalho da revelação das fotos e pouco ou nada sobrava, as fotografias estavam todas tremidas. 
Atualmente as máquinas são tecnologicamente mais avançadas pelas funcionalidades que têm, são mais pequenas, mais leves e com um preço mais acessível. 

Trazem um visor integrado onde posso verificar se as fotos ficaram boas, também tenho a possibilidade de as apagar, ou caso a cor não esteja adequada, posso descarregar a foto para o computador, editar a foto e melhorá-la com programas específicos que atualmente existem no mercado. 

A fotografia teve um grande impacto desde sempre, começou-se a recorrer à fotografia na publicidade, os testemunhos oficiais são documentados com fotografias, muitas são as vezes em que me perco em livros, exposições, documentários passados na televisão baseados apenas em fotografias realizadas pelos jornalistas que fazem belíssimas reportagens, porque como diz o escritor uma imagem vale mais que mil palavras - Confúcio. 

Como podem ver, aqui falei da sociedade, da tecnologia, da ciência, da cultura, da linguagem e da comunicação que podemos ter com o tema Fotografia.

Este é um dos muitos exemplos que podem falar, este tema é muito vasto, e podem completar este trabalho com pesquisas que facilmente encontram disponíveis no Google.

Comentários


  1. Boa tarde
    "Assim como uma árvore brota de uma semente e cresce rumo ao céu, assim também me revejo neste crescimento constante, tentando em cada experiência aprender a ser cada vez mais plena, cada vez melhor."
    esta frase e de sua autoria?
    ou tem autor ?
    pode me informar o autor caso tenha?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Introdução Portefólio RVCC

Olá! Hoje vamos aprender a fazer a Introdução no portefólio. Eu decidi escrever na Introdução o que me motivou a abandonar os estudos, o qual transcrevo o meu exemplo: "Decidi inscrever-me no Centro Qualifica com a finalidade de terminar o 12ºAno, porque sempre foi o meu calcanhar de Aquiles, apesar de ter desistido de estudar aos 18 anos por livre e espontânea vontade, sempre que surgia algum obstáculo, a verdade é que sempre pensei que foi o maior erro da minha vida, poderia ter uma oportunidade profissional diferente se tivesse completado o ensino secundário.  Na altura não me identificava com a escola, com os conteúdos abordados, não tinha o mínimo interesse, não me despertava a menor atenção. " Depois de dizeres o que te motivou a abandonar a escola, poderás sempre referir o que te motivou a inscreveres-te no Centro Qualifica. " Atualmente trabalho no ramo (poderás aqui evidenciar a área onde trabalhas atualmente ou se estás desempregado(a)) e explicares que no teu

Regras Portefólio RVCC

Olá pessoal, Como aqui já referi, para completar o ensino secundário, optei pelo processo RVCC, que  consiste em fazermos um portefólio reflexivo de aprendizagem. Um portefólio é um documento em formato papel, onde vão ter que escrever a vossa vida, relatar factos que vivenciaram, que considerem relevantes e que vos tenham ensinado alguma coisa, ou valorizado o vosso percurso. Ao longo da nossa vida são inúmeras as experiências, boas e más, com as quais aprendemos, mesmo que por vezes não tenhamos consciência disso. Podes relatar essas mesmas experiências nas seguintes fases: Infância; Adolescência/Juventude  Vida Adulta.  O Centro Qualifica impõe regras na construção do portefólio, entre as quais se destacam: Capa; Índice; Introdução; Autobiografia Reflexiva; Conclusão; Índice "Síntese de Validações"; Anexos: CV, Certificados, Documentos Pessoais/Profissionais, Atividades de Formação Complementar.  O portefólio deverá ser feito no computador, utilizando o Mi