Avançar para o conteúdo principal

Regras Portefólio RVCC

Olá pessoal,

Como aqui já referi, para completar o ensino secundário, optei pelo processo RVCC, que  consiste em fazermos um portefólio reflexivo de aprendizagem.

Um portefólio é um documento em formato papel, onde vão ter que escrever a vossa vida, relatar factos que vivenciaram, que considerem relevantes e que vos tenham ensinado alguma coisa, ou valorizado o vosso percurso.

Ao longo da nossa vida são inúmeras as experiências, boas e más, com as quais aprendemos, mesmo que por vezes não tenhamos consciência disso.

Podes relatar essas mesmas experiências nas seguintes fases:

  • Infância;
  • Adolescência/Juventude 
  • Vida Adulta. 

O Centro Qualifica impõe regras na construção do portefólio, entre as quais se destacam:

  • Capa;
  • Índice;
  • Introdução;
  • Autobiografia Reflexiva;
  • Conclusão;
  • Índice "Síntese de Validações";
  • Anexos: CV, Certificados, Documentos Pessoais/Profissionais, Atividades de Formação Complementar. 
O portefólio deverá ser feito no computador, utilizando o Microsoft Word, e ao fazer o texto também este deverá ser escrito seguindo as seguintes regras:
  • Formatar o texto com o tipo de letra "Times New Roman" ou "Arial" ;
  • Utilizar o tamanho de letra 12;
  • Usar um tamanho de letra superior a 12  nis títulos;
  • O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm;
  • O texto deverá ter um alinhamento "justificado";
  • O cabeçalho da folha deverá ter o logótipo do Centro Qualifica e o rodapé com o número de página à direita e o nome do candidato à esquerda. 
O Ministério de Educação considera que antes de dar início a este trabalho, o formando necessita de umas sessões de esclarecimento, porque o referencial é tão extenso e a linguagem é tão erudita, que se estiverem a contar com o referencial para conseguirem fazer o portefólio, demorarão muito mais tempo. 

As sessões de esclarecimento são dadas pelos formadores que vos vão acompanhar ao longo do processo. 

Considero que as sessões são úteis, na medida em que, os professores irão dar-te ideias do que poderás escrever, há situações que vivemos, e que pensamos que não têm interesse mas no portefólio poderá ser uma mais-valia. 

De início podes pensar que tens que falar em muitas coisas, que não vais ser capaz, que são muitas regras, mas acredita que assim que começares a escrever, tudo irá ser mais fácil. 

O importante é escrever sem te preocupares muito com o referencial. Quero deixar-te uma dica, não pensem no referencial e nos termos utilizados pelos professores e pelo Ministério da Educação, até porque depois os professores vão ler e validar coisas que tu nem pensavas que poderias validar. :) 

Por hoje fico por aqui! Vai pensando o que foi a tua vida desde que nasceste até à tua idade atual. 

Falamos mais tarde. :) 

Abraço! 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Introdução Portefólio RVCC

Olá! Hoje vamos aprender a fazer a Introdução no portefólio. Eu decidi escrever na Introdução o que me motivou a abandonar os estudos, o qual transcrevo o meu exemplo: "Decidi inscrever-me no Centro Qualifica com a finalidade de terminar o 12ºAno, porque sempre foi o meu calcanhar de Aquiles, apesar de ter desistido de estudar aos 18 anos por livre e espontânea vontade, sempre que surgia algum obstáculo, a verdade é que sempre pensei que foi o maior erro da minha vida, poderia ter uma oportunidade profissional diferente se tivesse completado o ensino secundário.  Na altura não me identificava com a escola, com os conteúdos abordados, não tinha o mínimo interesse, não me despertava a menor atenção. " Depois de dizeres o que te motivou a abandonar a escola, poderás sempre referir o que te motivou a inscreveres-te no Centro Qualifica. " Atualmente trabalho no ramo (poderás aqui evidenciar a área onde trabalhas atualmente ou se estás desempregado(a)) e explicares que no teu

RVCC STC-EST-DR1 / CLC-EST-DR1

Olá a todos! Ao começar a minha autobiografia, fiz uma pequena introdução, que transcrevo: "Assim como uma árvore brota de uma semente e cresce rumo ao céu, assim também me revejo neste crescimento constante, tentando em cada experiência aprender a ser cada vez mais plena, cada vez melhor."  Optei por fazer o meu trabalho utilizando como comparação, uma árvore. " Venham comigo, vou levar-vos à árvore que sou... " Optei por falar nas Raízes da árvore, que simbolizam onde nasci, a minha família, a minha infância. " Acabei de nascer.. Estamos no ano de (referir o ano em que nasceram), a entrar no (referir a estação do ano, isto é Inverno, Verão, Primavera ou Outono), e acabo de ver a luz do sol.  Os meus pais e o meu irmão ficaram felizes por me conhecer e chamaram-me de (escrever o nome completo).  Nesta fase poderão optar por falar na vossa família, no pai, na mãe, nos irmãos ou de quem vos criou, com quem cresceram, quem vos deu educação, carinho